segunda-feira, 5 de abril de 2010
Missa dos Santos Óleos
Na quarta feira passada eu fui na celebração dos Santos Óleos, e gostaria de compartilhar um pouquinho dessa celebração com vocês. Nela São Abençoados os óleos: Do Crisma, dos Catecumenos, dos Enfermos.
Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Um fato importante é que o bispo sopra sobre esse óleo (o "sopro divino" ou "sopro de vida").Assim como Deus soprou sobre o primeiro homem e infundiu seu Espírito Santo para que ele vivesse, assim também ocorre com o óleo do crisma.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.
A celebração da nossa Diocese aconteceu na Catedral do Divino Espirito Santo, Umuarama-PR. Foi presidida por Dom José Maria Maimone, bispo emérito da Diocese, ja que nosso bispo foi transferido no dia 30 de dezembro do ano passado para a Diocese de Jundiai-SP.
Nessa Celebração também estiveram prasentes nosso administrador diocesano Mons. José Dantas, todos diáconos, seminaristas e os padres que renovaram seu compromisso de servir a Cristo Jesus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário