quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Temos Bispo... \o/





Finalmente, após 8 meses de Sede Vacante, já que o nosso antigo bispo foi nomeado para outra missão em Jundiai-SP. Foi nomeado um novo bispo para a Diocese do Divino Espirito Santo de Umuarama-PR.

O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 24, a transferência do bispo auxiliar de São Paulo, dom João Mamede Filho, para a vacante diocese de Umuarama, no Paraná. O novo bispo de Umuarama (PR), dom Mamede, anunciado nesta quarta-feira, é da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv) e tem 59 anos. Natural de Caçapava (SP), foi ordenado bispo em 2006. Seu lema episcopal é “No evangelho força de Deus”.
Na Carta ao Santo Padre Bento XVI em que dei meu sim à nomeação como Bispo de Umuarama escrevi: “...respondo que assumo, com todo coração e toda a alma, a incumbência de pastorear, como Bispo, a Diocese de Umuarama, que desde já, mesmo sem conhecer, amo intensamente. Agradeço a confiança e suplico a Deus, mormente pela intercessão de São Francisco de Assis, que me auxilie muito com sua graça”. O lema do meu brasão episcopal expliquei assim: “No Evangelho força de Deus” não se encontra nessa formulação na Bíblia. Mas as palavras que o formam estão muito próximas, por exemplo, em Rm 1,16. Trata-se de uma experiência que me tranquiliza. Diante dos desafios maiores, sempre me sossega e traz serenidade pensar que o Evangelho tem uma força que, mais cedo ou mais tarde, é a que vai triunfar. E vai triunfar porque já está no fundo de cada ser humano”. Digo agora a todos os irmãos e irmãs da Diocese de Umuarama que jamais pretendi, como bispo, nada diferente da Igreja de vocês. E que por isso, para lá vou feliz e com toda boa vontade. Digo a todos os irmãos e irmãs que colaborarei, com a luz que Deus me propiciar, para que cada batizado, cada cristão da Diocese de Umuarama sinta toda a alegria e gratidão por ter sido ‘alcançado por Cristo’ (Fl 3,12). Cada religioso e religiosa, sinta toda a alegria e gratidão por ter sido chamado (a) a consagrar-Lhe a vida. Cada padre sinta toda a alegria e gratidão pela honra e distinção da vocação, porque Ele, Jesus, os quis pertinho dele, estreitamente comprometidos com sua coisa e sua causa no mundo. Que cada agente de pastoral, cada servidor da Igreja sinta toda alegria e gratidão pela honra de poder trabalhar pela comunidade que fermenta o Espírito de Jesus. Juntos havemos de lançar a luz do ‘Evangelho, força de Deus’, sobre a vida de crianças, jovens, adultos e idosos, enfermos e sãos, de todas as raças, cores e condições sociais. Havemos ainda de somar esforços com todas as autoridades, de todas as áreas e de todos os escalões, para conquistar o bom e o melhor possível, para todos e cada um dos habitantes dos municípios da Diocese de Umuarama. Havemos de somar forças com todos os movimentos, entidades e associações que labutam pelo que alegra, felicita, enobrece, eleva, honra e dignifica o ser humano, sobretudo os menos aquinhoados. Que Deus todo poderoso, por intercessão de Nossa Senhora do Rocio, conceda-nos toda a graça necessária. Amém. Dom João Mamede Filho, OFM Conv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário